quarta-feira, 9 de novembro de 2011

9 A SACRAMENTALIDADE NA IGREJA

Peço ao (à) amigo (a) leitor (a) que leia antes o artigo anterior, pois o que refletiremos neste, requer uma base sobre o que o anterior trata. Este quer ser uma continuidade do que refletíamos antes na eclesiologia, aprofundando o mistério e o ministério da Igreja. Tudo o que se faz sobre o sacramento acontece 'dentro' da Igreja. Sacramento vem de res sacrans ou mystérion que quer dizer: coisa sagrada, oculta. Os Elementos que identificam o sacramento são: algo sensível; sinal de outra realidade; ter sido instituído por Jesus Cristo; ter eficácia para produzir a graça.  Os elementos do sinal sacramental são: matéria e forma.
A eficácia sacramental: eficácia objetiva:  sacramenta operantur ex opere operato:  os Sacramentos conferem a graça pelo próprio fato de se realizarem. A eficácia depende da força que Cristo dotou ao Sacramento, e não do ministro. a maior ou menor recepção da graça depende das condições ex opere operantes - as disposições subjetivas da pessoa.
Efeitos dos Sacramentos:  São três os efeitos: A graça santificante; A graça sacramental; o Caráter (Batismo, Confirmação e Ordem). Quanto ao caráter, pode-se dizer que é: sinal configurativo, sinal distintivo e sinal dispositivo. 
Número dos sacramentos: a razão mais profunda está na essência da Igreja. A missão da Igreja é comunicar a salvação conquistada por Cristo na Cruz. Começa comunicando a vida (Batismo), desenvolve-a e a fortalece (Confirmação); devolve a graça quando perdida (Penitência);  proclamar diante dos homens a condição de Esposa de Cristo (Matrimônio), tornar participantes da vida eterna de seu Filho (Unção dos Enfermos), e comunicar aos homens a própria Humanidade de Jesus (Ordem), fazer presente ou atualizar o Sacrifício da Cruz (Eucaristia).
A DOUTRINA SOBRE OS SETE SACRAMENTOS: Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos.
 SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ –  Iniciação cristã - processo pelo qual alguém é incorporado ao mistério de Cristo Jesus. A verdadeira iniciação se dá na celebração dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.
BATISMO: Terminologia:  batizar significa «imergir» na água. O que é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5,17). Ministro: são o Bispo e o  presbítero; na Igreja latina, também o diácono. Em caso de necessidade, qualquer pessoa pode batizar. Teologia: Na economia da salvação: Todas as prefigurações da Antiga Aliança encontram  a sua realização em Jesus Cristo. Instituição:  “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai...” Efeitos: a) Para a remissão dos pecados; b)Uma nova criatura; c) Incorporados na Igreja; d) Uma marca espiritual indelével; e) Necessário para a salvação.
CRISMA OU CONFIRMAÇÃO: Terminologia: Crisma por causa do rito essencial que é a unção e Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. Ministro: O ministro originário da Confirmação é o bispo. Teologia: Na economia da salvação: Jesus recebe o Espírito, como Messias e o confere aos seus, estendendo a todo o Povo de Deus. Os efeitos: uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, em Pentecostes. Uma marca espiritual indelével: é dada uma só vez. O ‘caráter’ aperfeiçoa o sacerdócio comum dos fiéis.
EUCARISTIA: o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz pelos séculos, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo e o penhor da vida eterna. O sinal externo da Eucaristia é a) Matéria: “pão de trigo” e “vinho da videira”; b) Forma: as palavras da consagração. Os efeitos: a) o aumento da graça santificante; b) a graça sacramental, nutritiva; c) o perdão dos pecados; d) o penhor da vida eterna.
SACRAMENTOS MEDICINAIS OU DE CURA: O Senhor Jesus Cristo, que remiu os pecados do paralitico e retituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e salvação.
RECONCILIAÇÃO OU PENITÊNCIA: Este é o sacramento da misericórdia de Deus que perdoa e reconcilia pelo ministério da Igreja. O Próprio Jesus Cristo, quando soprou sobre os seus discípulos dizendo: “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados e àqueles a quem os retiverdes lhes serão retidos” (Jo.20,22-23). Os Efeitos: Perdão de todos os pecados e restabelecimento em nossa vida da Graça Santificante.
UNÇÃO DOS ENFERMOS: Este sacramento é recebido em uma situação limite da vida: seja na doença e/ou na velhice, bem como em outras situações em que a vida se encontra em risco, como algumas cirurgias. A Instituição deste Sacramento está sugerida em (Mt 6, 13) e promulgada em (Tg 5, 14-15.). Efeitos: a união do doente com a Paixão de Cristo; O reconforto, a paz e a coragem; O perdão dos pecados (se o doente não pode recebê-lo no sacramento da Penitência); O restabelecimento da saúde; A preparação para a vida eterna.
SACRAMENTOS DO SERVIÇO ECLESIAL E DA COMUNHÃO DA IGREJA: estão ordenados à salvação de outrem. Contribuem-se também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros.
ORDEM: É o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua a ser exercida na Igreja. A matéria do sacramento é a imposição das mãos e a forma é a oração de ordenação. Imprime  no ordenando: a) um caráter indelével; b) recebe-se um poder espiritual; c) recebe-se a graça santificante e a graça sacramental.
MATRIMÔNIO: É o pacto pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados, elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento. Tem um duplo fim: a geração e educação dos filhos e o bem dos cônjuges. Cristo elevou o Matrimônio a Sacramento ao desposar à Igreja na Cruz (cf. Ef 5, 31-32). O sinal externo é o mútuo consentimento dado (matéria) e recebido (forma). Possui duas propriedades: a unidade e a indissolubilidade.
SACRAMENTAIS:  São pequenos sinais, encontrados junto aos sacramentos que contribuem para com a vida sacramental e, por consequência, com a santificação do  ser humano.

Modjumbá axé!
Pe. Degaaxé

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