domingo, 14 de outubro de 2012

NA CONTRAMÃO DA MENTALIDADE CONSUMISTA E ACUMULADORA

“Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e depois, vem e segue-me” (Mc 10, 17-30)
         
         Ao longo da vida pública de Jesus, muitas pessoas foram ao seu encontro e todas elas se sentiram encantadas com sua proposta, deixando-se transformar pela sua palavra. Jesus pôde, por diversas vezes, experimentar a alegria e a satisfação pelos resultados positivos de sua campanha vocacional. Mas, com o homem que aparece neste evangelho, a situação foi bem outra, pois, embora trazia consigo uma ânsia de vida eterna, seu coração não conseguia alçar voos mais altos, pois estava preso. De fato, o homem era zeloso, prestativo, vivia os mandamentos ancestrais, mas vivia sem sentido, pois sua vida se resumia ao cumprimento de regras e aos bens que possuía. Jesus dirige um olhar afetuoso próprio de quem quer confiar algo muito precioso a alguém porque sabe que este alguém tem potencial para corresponder.
          O convite a seguir Jesus, então, parte de um olhar que penetra fundo, encanta e seduz, de um reconhecimento da vivência de fé, através dos mandamentos e de uma nova proposta de vida, não baseada no cumprimento de regras nem rigorismo, mas no desapego e partilha de bens, ou seja, Jesus convida a segui-lo com sabedoria. É preciso que aconteça também para nós uma verdadeira transformação, pois a Palavra de Jesus que, geralmente, nos é dirigida traz uma proposta radical que leva a algumas rupturas. Ou seguimos Jesus, renunciando ao supérfluo, ou ficamos com o supérfluo e renunciamos a Jesus. Não dá para optar por Jesus e continuar do mesmo jeito. Sem conversão não há seguimento.
         Diante de uma realidade que se apresenta cheia de propostas cada vez mais atraentes e encantadoras, é preciso muita sabedoria e ousadia profética para dar um passo tão significativo como este ao qual nos convida Jesus hoje. Há pessoas que, através do voto de pobreza, dão verdadeiro testemunho de despojamento e desprendimento dos bens, passo importante no seguimento a Jesus. Suas vidas tem sido anúncio de que Deus deve ser nossa única e verdadeira riqueza; também denunciam a mentalidade de consumo e acúmulo que tanto escraviza as pessoas, tornando-as insensíveis à situação de seus irmãos e irmãs mais necessitados. Mas a proposta de radicalidade evangélica não é somente para os religiosos e as religiosas, pois cada pessoa é chamada a cultivar um estilo de vida mais simples e despojado, colocando sua esperança mais em Deus do que nas coisas que possui. A dedicação ao serviço comunitário e a partilha de bens na comunidade provam que entendemos que a vida eterna já começa aqui, fazendo-nos experimentar alegria multiplicada, a cada gesto de bem em favor dos demais. Que o Senhor nos conceda a sua sabedoria para termos uma postura adequada diante dos bens e podermos assumir nossa vocação batismal na total disponibilidade para servir os irmãos e irmãs. 

Axé!
Pe. Degaaxé

Nenhum comentário: