domingo, 26 de maio de 2013

BRILHAR SEM OFUSCAR O BRILHO DOS OUTROS


 Uma reflexão a partir de Marcos 4, 21-25

         O evangelho de Marcos é um texto motivador, pois a comunidade onde este evangelho nasceu (Roma) estava sendo perseguida e a tendência era de fechar-se, “apagar-se” por medo. A luz que a iluminou precisa ser levada adiante para que outros também pudessem experimentar. Ou seja, a mensagem de salvação que chegou até eles através do testemunho dos apóstolos, não podia ficar fechada no pequeno grupo; devia ser comunicada, mesmo que para isso tivessem que pagar com a própria vida. Esse texto permite um paralelo com o evangelho de Mateus (Mt 5, 16), em que Jesus chama seus discípulos de luz: “que a luz de vocês brilhe diante das pessoas para que elas vejam a boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês que está nos céus”. Mas os discípulos não tem luz própria. Eles dependem de Jesus assim como a lua depende da luz do sol para iluminar.
       Uma lâmpada acesa não pode ficar escondida. O mesmo acontece com a vida de quem se encontrou com Cristo e se deixou iluminar por ele. Tal experiência não significa monopólio ou privilégio, mas estratégia do Deus que ama e que “serve-se de uns para chegar mais facilmente aos demais” (A. T. Queiruga). Portanto, a mensagem de salvação que Jesus trouxe está destinada a todos e, de alguma forma, muitos aspectos desta mensagem já são vivenciados pelas pessoas das diversas culturas e religiões. É bastante ilustrativa a crítica que Jesus faz a seus discípulos que queriam manter o monopólio sobre sua pessoa, impedindo alguém de agir em nome de Jesus só porque não pertencia ao grupo. Os discípulos ainda não tinham entendido que a missão de ser luz implica também em permitir o brilho dos outros.
      Jesus nos chama a ser luz a partir de sua própria luz. É preciso deixar-nos iluminar para podermos iluminar. São João Calábria descreve esta experiência com as expressões reservatórios e canais: “reservatórios para nós e canais para os outros”. Jesus também chama a nossa atenção a respeito da escuta, pois aquilo que ouvimos e o modo como ouvimos vão determinando o caminho que devemos seguir. Muitas vezes tiramos nossas conclusões apenas a partir do que ouvimos os outros dizerem. Sendo assim, esta tem sido também a medida da nossa resposta aos apelos de Deus. Pobre resposta! Mas não se pode seguir Jesus de forma tão superficial. A nossa resposta deve partir da experiência do encontro e se renovar continuamente. O dom da fé em nós teve seu momento inicial – “momento criança” - mas não pode permanecer infantil o tempo todo; precisa ser amadurecido e dar bons frutos. A medida da nossa fé está na capacidade de produzir frutos. Que através dos bons frutos, a nossa fé possa brilhar, mas sem ofuscar a fé dos outros.

Pe. Degaaxé

Nenhum comentário: