domingo, 5 de maio de 2013

A VITALIDADE DA NOSSA MISSÃO


 Uma reflexão a partir de Jo 15, 9-11 

         “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor”. Deus não somente ama, mas é amor. O amor é a vida de Deus e deste modo o Filho se sente amado, pois partilha desta mesma vida. O amor gera comunhão e, portanto, entrega e doação. Vive esse amor quem é capaz de dar a vida pelos amigos e amigas. Não há amor maior, pois este vai até às últimas consequências. Neste mesmo amor os discípulos são envolvidos e convidados a permanecer. Isso significa que o amor que Jesus tem para com quem o segue vai muito além de algo a ser imitado. Trata-se da própria vida do Mestre que deve continuar na vida dos discípulos. Assim ele continuará vivendo e atuando naqueles que o seguem.
         O mandamento do amor já existia antes de Jesus, mas agora é ensinado de um jeito novo e com uma linguagem totalmente nova. Não é mais a partir dos antigos, mas a partir de Jesus que os discípulos devem conduzir suas vidas e suas relações. O anúncio da salvação de Deus passa pela experiência do amor como Jesus a viveu. Ele trouxe a revelação do verdadeiro rosto de Deus: um Deus que se mostra preocupado com cuidado amoroso de tudo – até de “um fio de cabelo de nossa cabeça” (Lc 21, 18). Um Deus Abbá, que está voltado para todas as pessoas com toda a força e a atividade de seu amor compassivo e libertador, possibilitando que os menos amáveis façam a experiência do eterno amor. Um Deus que não exclui ninguém, mas que ama com prioridade. Conforme afirma o teólogo L. C. Susin, “Amar com prioridade é o que faz uma mãe, segundo um antigo provérbio árabe: prefere o doente até que fique sadio, prefere o que está longe até que chegue, prefere o menor até que cresça (...)”.
         Nesse sentido, Jesus nos convoca para que possibilitemos a todos o que ele trouxe para todos. Mas antes é necessário que nos abramos ao mistério do Deus que ama salvando e salva amando. Ele está sempre conosco, desde sempre nos amou e cuidou de nós como filhos e filhas. Se permanecermos no seu amor, o amor em nós será perfeito e experimentaremos alegria plena. Caso contrário, serão nossas limitações a determinarem como se deve amar. E então será a nossa ruína.  Somente ama verdadeiramente aquele (a) que quer o bem da pessoa amada, mesmo que ela não mereça. É assim que Deus nos ama, na gratuidade e generosidade, sem mérito algum de nossa parte. Esta experiência deve nos levar a fazer a mesma coisa que ele faz. Aquilo que se dizia dos primeiros cristãos - “Vede como eles se amam” - só foi possível porque permaneceram unidos ao amor daquele que os chamou. Tal exigência continua válida em nossos dias e é isso que garante a vitalidade da nossa missão. 

Pe. Degaaxé

Nenhum comentário: