sábado, 2 de maio de 2020

QUEM AMA CUIDA



Reflexão sobre At 2, 14a.36-41; 1Pt 2, 20b-25; Jo 10,1-10



       Estamos celebrando o Domingo do Bom Pastor e o Dia Mundial de oração pelas Vocações. Queremos agradecer a Deus pelo dom das vocações e pedir-lhe para continuar abençoando a sua Igreja com muitas e santas vocações. A proposta deste domingo vem do Papa Paulo VI. Ele convidou toda a Igreja a assumir o compromisso de rezar pela causa das vocações. Rezar pelas Vocações é também obediência ao apelo de Jesus de rezar ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua seara, porque a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos (Mt 10,37s). A vocação é um dom de Deus; esta tem o batismo como fonte e a família como berço. Aquele que chama espera uma resposta generosa daqueles/daquelas que são chamados/as.

       Na primeira leitura, os apóstolos proclamam com entusiasmo o mistério pascal de Cristo pelo poder de Deus, como um convite para mudar de vida. A força de suas palavras vem do Espírito Santo que age na vida das pessoas que estão ouvindo, levando-as ao arrependimento e à conversão. Para os primeiros discípulos, cada momento era uma nova oportunidade para proclamar a nova vida que Jesus doou a todos, inclusive “aqueles que estão longe e para todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar”, ninguém é exclusa dessa proposta salvífica.

       Segundo São Pedro, Deus não se compraz com o sofrimento humano, mas se compraz com o modo paciente como o enfrentamos. Deus não aprovava a violência feita contra o seu Filho seguida da morte, mas acolheu o gesto de amor de Cristo de dar a vida por toda a humanidade. Cristo é a realização das promessas de Deus e através dele as pessoas encontram a salvação. Ele nos garante que somos filhos de Deus e que Ele faz por nós como faz um pastor pelo seu rebanho. Seguindo o seu exemplo, somos convidados a fazer o mesmo pelos demais.

       No evangelho Jesus se revela como Pastor e porta das ovelhas. Ele utiliza verbos como conhecer, chamar, escutar, seguir, conduzir e doar, para falar da grande diferença que existe entre ele e os que vieram antes dele. Jesus é o Bom Pastor porque ele ama suas ovelhas e a prova deste amor é a sua disposição em dar a vida por elas. Ele conhece as suas ovelhas e as exorta a ouvir sua voz que as guia em vista de serem bem nutridas e experimentar a verdadeira vida.  

        Ele usa esta imagem para falar de sua relação com os seus discípulos. É uma relação baseada na confiança mútua, na ternura e dá sentido pleno à vida dos discípulos. Como ele os conhece, ele espera que eles também possam conhecê-lo e seguir seus ensinamentos. A falta de intimidade com a voz do pastor pode levar à divisão do grupo e a perda da identidade de discípulo. O jeito de Jesus cuidar é a referência para quem tem a responsabilidade de orientar as pessoas.

     Jesus é a porta para o bom relacionamento entre as pessoas e Deus. Podemos entender esta “porta” usando sua própria revelação como “caminho, verdade e vida”. Em primeiro lugar, Jesus é o caminho que conduz ao Pai; Sua pessoa garante um encontro real com Deus; Em segundo, Jesus é a verdade de Deus para a humanidade e toda a verdade da humanidade para Deus; “aquele que é da verdade ouve a sua voz” (Jo 18:37) e permite ser conduzido por Jesus à verdade plena. Jesus é também a vida que é dada livremente e abundante para todos.

       Em Jesus, o Bom Pastor, Deus mostrou sua proteção e cuidado para com o seu povo. Quem se opõe à voz de Jesus se opõe a fazer a vontade de Deus e viver uma relação de amor com ele. A resposta que ele espera com relação ao seu convite nos dias de hoje é aquela de haver maior atenção à sua inspiração para que possamos agir com sabedoria em todas as escolhas que devemos fazer.

     Jesus é o nosso Bom Pastor e seguir a sua voz - os seus ensinamentos - é o nosso compromisso como ovelhas do seu rebanho.  A nossa vocação encontra sua realização quando reconhecemos a voz do Senhor, entre as muitas vozes que tentam nos guiar. Através da sua Palavra, dos sacramentos, do ensinamento de nossos pastores e do seu compromisso com os mais necessitados, o Bom Pastor Jesus continua a guiar e cuidar de seu rebanho. Somos convidados a deixar-nos guiar em espírito de docilidade e comunhão. Por outro lado, por meio do nosso batismo, também nós somos pastores e temos a responsabilidade de ajudar os nossos pastores a realizar bem a sua missão. Somos convidados a agir como os primeiros discípulos, que assumiram sua vocação com alegria e entusiasmo para o bem do povo de Deus e rebanho de Jesus.

Fr Ndega

Nenhum comentário: