sábado, 6 de abril de 2013

RAZÕES PARA RETOMAR O CAMINHO


Uma reflexão a partir de Lucas 24, 35-48

Alegremo-nos, irmãos, pois o Ressuscitado vive entre nós!

O anúncio da ressurreição de Jesus é um convite à alegria, alegria da vida que vence a morte, alegria do amor que vence a dor. Jesus se torna companheiro nos caminhos da humanidade, reacendendo esperanças, fazendo-se reconhecer na experiência da partilha do pão, da vida, da fraternidade. A alegria do encontro com o Ressuscitado contagia a experiência comunitária, enchendo-a de sentido. Aqui, experiência comunitária e experiência da ressurreição se confundem, pois o Ressuscitado se faz presente no centro da comunidade e procura agir com paciência diante do lento processo de compreensão dos seus discípulos. Ele mostra os sinais de sua vitória (mãos e pés), dando razões para retomarem o caminho do discipulado e do testemunho.
A comunidade dá respaldo para um testemunho sempre mais autêntico e vibrante sobre o encontro com o Senhor, possibilitando experiência plena de sentido aos que devem ser suas testemunhas. É ele que ilumina nosso entendimento para que possamos entender as Escrituras, encontrando nelas o verdadeiro sentido de sua presença entre nós. Ele passou pela experiência de cruz em solidariedade com os crucificados de todos os tempos. Portanto, não se pode pretender seguir um Cristo sem cruz. Não se pode pretender ser um verdadeiro discípulo sem abraçar a causa que o Mestre abraçou. A ressurreição de Jesus renova todas as esperanças e prova que o sofrimento, o mal e a morte não são queridos por Deus. Deus não quis a morte do Filho, mas aceitou o seu gesto de amor ao assumir a cruz, contrariando as expectativas: transformou a desgraça em graça, fazendo resplandecer a vida onde só havia morte.
O Deus da vida nos chama a viver em comunidade e se faz presente em nosso meio para ser o centro de nossas vidas e nos tornar instrumentos de sua paz. Como os primeiros discípulos, também nós nos deparamos com situações que nos trazem inquietações e dúvidas. Quando nos dispomos à experiência do encontro pessoal com o Ressuscitado, através da eucaristia e da partilha fraterna, nos fortalecemos na fé e ajudamos a fé da comunidade. Esta experiência nos torna capazes de superar os obstáculos que surgem na caminhada, transformando-nos em testemunhas do amor que gera vida. O Ressuscitado vive entre nós! É preciso reeducar nossa sensibilidade para reconhecê-lo nas diversas situações que envolvem a nossa vida. Quanto mais intensa for esta experiência, mais contagiante será o testemunho.

Pe. Degaaxé

Nenhum comentário: