sábado, 25 de setembro de 2021

OS OUTROS DISCIPULOS DE JESUS

 

Uma reflexao a partir de Nm 11, 25-29; Tg 5, 1-6; Mc 9, 38-43. 45. 47-48

 


    Deus não discrimina ninguém porque ama e no amor não há discriminação. De acordo com a primeira leitura, Ele espera que todo o seu povo seja profeta, escutando a sua Palavra e falando em seu nome. Os dons do seu Espírito nos motivam a agir com bondade para com todos, confirmando que o seu amor não tem limites. Ninguém deve reter para si os dons recebidos, nem pensar que é um privilegiado de Deus. Diante dele, ninguém tem mais dignidade do que os outros.   

    Na segunda leitura, São Tiago critica duramente aqueles que se tornam ricos agindo injustamente, especialmente negando aos trabalhadores os seus justos salários. As vítimas desta situação não são esquecidas por Deus, que condena toda forma de injustiça e desigualdade entre as pessoas. Esta crítica também se aplica a todos aqueles que confiam mais nas coisas que possuem do que em Deus. O problema é que quando alguém morre, não pode levar nada consigo. Portanto, o hábito de acumular é uma burrice.

    No evangelho, os discípulos impedem um homem de expulsar demônios em nome de Jesus porque ele não era do grupo escolhido dos doze. um homem que libertava o outro do mal e lhe restituia a vida é silenciado pelos seguidores de Jesus. Eles colocam a instituição antes da pessoa, a ideia deles antes do homem necessitado: o doente pode esperar, a felicidade também. Vemos que ainda falta neles discernimento, abertura, ecc.

    Então, Jesus se opõe a essa mentalidade, dizendo que quem ajuda o mundo a se libertar e florescer é “dos nossos”. Quem semeia amor pertence ao nosso grupo e, portanto, pertence a Cristo. Imaginemos quantos seguem o Evangelho autêntico, mesmo sem saber, porque seguem o amor. Alguém pode ser de Cristo sem pertencer ao grupo dos doze. Se pode ser homem e mulher de Cristo, sem ser homem e mulher da Igreja, pois o reino de Deus é maior que a igreja, e não coincide com nenhum grupo. Então, gente, aprendamos a rconhecer, a valorizar e a agradecer pelo bem, venha de quem vier.

    Enquanto perdemos tempo pesquisando quem é dos nossos ou não, perdemos a oportunidade de sermos ajudados a fazer o bem de modo eficaz. Pensemos no quanto bem deixamos de fazer sò por causa da dificuldade de agir junto com os outros! Perguntemo-nos: queremos promover o reino de Deus ou a nós próprios? O maior escândalo é ser um obstáculo para quem quer crer em Jesus. E somos um obstáculo quando nos fechamos ao diferente. É uma barreira que nos impede de ser fecundos. Em vez disso, Jesus era o homem sem barreiras, sem fronteiras, cujo projeto é um só: vocês são todos irmãos e irmãs. A sua intenção é construir uma fraternidade universal, tornando todos os povos um só povo, o Povo de Deus. Queremos ser os seus discipulos colaboradores ou não?


Fr Ndega

Nenhum comentário: