sábado, 12 de agosto de 2017

A CONFIANÇA NA AJUDA DIVINA SUSTENTA E FAZ CAMINHAR


Reflexão a partir de 1Rs 19,9-13 e Mt 14, 22-33


      Estas leituras nos convidam a abandonar algumas ideias e expectativas, principalmente quando se trata do modo de Deus se revelar. Temos muito a tendência em querer “criar” um deus que seja à nossa imagem e semelhança, por causa da dificuldade em conformarmos a nossa vida ao modo de ser e de agir do verdadeiro Deus. O trecho do livro dos Reis nos faz encontrar a direção correta ao apresentar a belíssima experiência do maior profeta do Antigo Testamento. Embora a perspectiva de Elias fosse que Deus se revelasse no vento, na tempestade ou no terremoto, ou seja, em fenômenos extraordinários e grandiosos, Deus contraria tudo isso e se revela na brisa suave, como “na intimidade de uma relação”.
      Elias está fugindo de uma situação violenta que ele mesmo havia causado ao propor o desafio sobre o verdadeiro Deus a ser seguido e manda matar os profetas de Baal. A rainha Jesabel o persegue, querendo mata-lo. Estando no Monte Horeb, frustrado e desiludido, Deus vem ao seu encontro de uma forma simples, discreta, bem diferente do que ele havia feito os outros pensarem. Esta situação nos desafia a cultivarmos momentos de serenidade, de silêncio e de escuta para deixar que Deus se faça perceber do seu jeito e não como bem entendermos.
    Bem diferente é a situação apresentada no evangelho, em que é em meio a tempestades e ventos que Deus se manifesta, porque quer estar presente junto às vítimas desses fenômenos. Percebamos, num primeiro momento, que Jesus convida a passar para a outra margem, enquanto ele despede as multidões. Para ser verdadeiro discípulo de Jesus, é preciso mudar de margem, deixar as seguranças, as estruturas, certas mentalidades e lançar-se numa aventura, a aventura da fé. Mudar de margem tem muito a ver com desinstalação, com conversão e aí vai acontecer a ruptura, uma das marcas registradas do seguimento de Jesus. Não se pode seguir Jesus e permanecer do mesmo jeito de antes. Se fosse para deixar tudo do mesmo jeito, não haveria necessidade de Jesus nem de sua mensagem. Encontrar-se com Cristo é experiência que provoca decisão.
  Jesus dá um grande testemunho a respeito da vida de oração. Revela que o relacionamento com Deus deve ser íntimo, profundo e constante. Esta atitude a encontraremos durante todo o evangelho: ora estava com o Povo, ora com o Pai. Jesus consegue realizar a mais perfeita síntese entre ser todo para o povo e ser todo de Deus.
   Seus discípulos enfrentam a noite, ameaçados pelas ondas e pelos ventos contrários. Eles estão preocupados, com medo e angustiados. A noite sempre está ligada a este tipo de sensação. A confusão é tamanha que até os impede de reconhecer aquele que vem ao encontro deles, pois não abandona a quem o segue. A dificuldade de reconhecer Jesus pode também estar ligada à resistência em romper com certas mentalidades nas quais ainda estão apegados. Jesus sempre vem ao nosso encontro porque é um Deus peregrino. Coloca-nos à prova para testar nossa fé e levar-nos a segui-lo com maior convicção.
    Muitas vezes damos mais atenção àquilo que nos causa medo e pavor do que à certeza de que Jesus está sempre conosco. Não reconhecê-lo quer dizer que não o amamos verdadeiramente, pois “só se ama a quem se conhece”. Onde há amor não há medo, pois o amor joga fora todo medo, toda insegurança. O amor nos abre à fé. Quando nos falta uma verdadeira intimidade com Deus, facilmente nos assustamos com o seu modo de intervir na nossa vida. Ele será sempre um estranho e jamais perceberemos a sua verdadeira intensão a nosso respeito. Será ele um fantasma? Mas Jesus logo gritou: sou eu, não tenhais medo!

    O medo faz afundar. A confiança na ajuda divina sustenta e faz caminhar. No exercício da missão não posso contar apenas com minhas forças e boa vontade. Precisamos nos convencer de que é a graça de Deus e a plena confiança em sua providência que podem nos sustentar na caminhada. Que a lição da barca nos leve assumir com coragem a missão que nos é confiada, deixando que Jesus faça parte da barca da nossa vida para vencermos todos os medos e adversidades. O nosso testemunho deve levar as pessoas a acreditarem que Deus não abandona a quem nele se confia. 

Fr Ndega

Nenhum comentário: