sábado, 19 de fevereiro de 2022

O CAMINHO DA VERDADEIRA PAZ

 

Uma reflexão a partir de 1Sam 26, 2.7-9.12-13.22-23; 1Cor 15, 45-49; Lc 6, 27-38



 

    A liturgia de hoje nos convida a cultivar uma vida de não violencia, imitando o proprio Deus em seus gestos de bondade para com todos e todas. A primeira leitura fala que Davi encontra uma chance de eliminar o seu inimigo, mas prefere poupar-lhe a vida. Essa atitude revela desde já a sua vocação de ser um rei segundo o coração de Deus. Ele nos ensina a combater a maldade com gestos de bondade.   

    A segunda leitura nos convida a abandonar as atitudes do velho homem feito de terra e vivermos a partir da nova condição de homem novo que o segundo Adão-Jesus nos trouxe, vindo do céu. Sem Ele somos semelhantes somente ao antigo Adão; nada mais. Neste caso, seria uma grande ingratidao da nossa parte tornando inutil o gesto de amor de Cristo, em sua doação suprema, através do qual nos veio a salvaçao.  

    No evangelho, Jesus nos propõe de “Amar os nossos inimigos e rezarmos por aqueles que nos maltratam”. Amar aqueles que nos amam é fácil, gratificante e instintivo. Amar os inimigos e até mesmo rezar pelos nos fazem o mal é heroico e impossível para as forças humanas. Por isso Jesus nos apresenta o Pai como modelo. O exemplo do Pai é motivação para o comportamento dos filhos. Não temos que inventar nada. Basta sermos misericordiosos como o Pai.

    Vivemos em um mundo onde ainda prevalece a antiga Lei do Talião que estabelecia: “Olho por olho, dente por dente”. Isso quer dizer violencia, vingança na mesma medida. Jesus, pelo contrario, pede a seus discipulos para superar essa realidade e oferecer a outra face, isto é, uma outra alternativa de ação. Não se deve fazer oposição a quem é violento, usando as mesmas armas dele; e se assim o fizermos, seremos como ele e assim a violencia não acaba. Somente a bondade do coração pode eliminar a violencia porque desarma as pessoas, levando-as a refletir melhor.    

    Por isso è que se diz que as mudanças de que a nossa sociedade precisa começa no coraçao humano, que é centro das nossas decisões. Evangelizemos os nossos sentimentos e tudo serà belo para nòs e para os outros. Com Jesus estamos andando na contra-mão do que pensa e ensina a nossa sociedade. A razão pela qual Jesus quer que andemos contra a mentalidade atual de violencia e vingança é para imitar o Pai. Na verdade, Jesus està anunciando o amor do Pai e o seu jeito de agir. Ele quer que fixemos o olhar no Pai e agiamo como Ele. A nossa vida de discipolos de Cristo deve se tornar annuncio da misericordia do Pai como foi aquela do proprio Cristo.  

    Enquanto algumas pessoas amam aqueles de quem esperam ser amados, é essencial para os discípulos de Jesus amar até mesmo os inimigos e fazer o bem àqueles que os odeiam. O objetivo de tudo isso é para que sejamos filhos do Pai Deus, que concede seus dons não somente àqueles que são bons, mas também aos ingratos e malvados. Ele age assim porque esse é o seu jeito de ser e também para que possamos aprender com ele. Mesmo que não mereçamos os seus dons, não podemos impor limites à sua generosidade.

    A Vingança, o ressentimento e a violência destroem a fraternidade e negam a nossa identidade de filhos e filhas de Deus. Segundo o Papa Francisco, a condição para saber quem de fato é filho e filha de Deus é a atitude da misericórdia. Com a ajuda de Deus, podemos mudar a nossa realidade porque ele sabe como transformar uma situação ruim em situação boa e a realidade de morte em vida, como aconteceu com a morte de seu Filho Jesus, que foi um ato violento dos seres humanos, mas que ele fez com que se tornasse benefício para a salvação de todos. Um belo testemunho disso é o perdão que Jesus oferece na Cruz, sendo torturado por seus inimigos. Ele não somente reza por eles, mas também os defende dizendo que não sabem o que fazem. Que possamos cultivar em nosso coração os mesmos sentimentos e atitudes do nosso mestre Jesus.


Fr Ndega

Nenhum comentário: