sábado, 8 de janeiro de 2022

AS IMPLICAÇÕES DE UM NOVO NASCIMENTO

 

Reflexão a partir de Lc 3, 15-16.21-22



 

    Celebramos a festa do Batismo do Senhor, que marca o fim do Tempo do Natal e o início do Tempo Comum. Se o baptismo de Jesus é o início da sua vida pública, a partir desta liturgia temos a oportunidade de acompanhar-lo no exercício do seu ministério na Palestina. Esta é também uma oportunidade para recordar o nosso batismo e renovar o compromisso de viver a nossa vocação de filhos de Deus com alegria e entusiasmo, como Cristo a viveu.

    No início do evangelho, Lucas afirma que “as pessoas se perguntavam em seus corações sobre João, se ele não era o Cristo”. E por que eles chegaram a essa conclusão? Simplesmente por causa do estilo de vida simples de João, seu testemunho verdadeiro, sua coerência, seu compromisso com a preparação de um povo disposto para Deus. Giovanni era muito sincero e consciente de sua verdadeira identidade. Esse era o motivo de sua credibilidade perante o povo. Sua credibilidade era tão grande que ele era considerado o Cristo.

    Podendo tirar vantagem da situação a seu favor, ele não o fez. A sua resposta às pessoas é uma grande lição de humildade: “Vem quem é mais forte do que eu ... não sou digno ...” Encontrava sentido em anunciar alguém mais forte do que ele, vivia para isso. Sobre esse jeito humilde e sincero de João, Santo Agostinho nos aconselha: "Tomemos o exemplo do Batista que, confundido com Cristo, diz que não é aquele que os outros acreditam que ele é ... ele tem o cuidado de não se aproveitar do erro dos outros com o propósito de sua afirmação pessoal… reconhecendo simplesmente o que ele era ”.

    Quando Jesus encontrará oportunidade de falar de João, ele o chamará de "o maior dos profetas". Sua grandeza se manifesta justamente no reconhecimento da grandeza do Senhor e da superioridade de seu batismo, ou seja, com o Espírito Santo e com fogo. O batismo de João, por outro lado, era com água, uma prática penitencial, por meio da qual motivava as pessoas a um caminho de conversão em vista do encontro com a misericórdia de Deus e da acolhida de Cristo já presente no meio delas.

    O que nos surpreende é que Cristo também entrou na fila dos pecadores que aguardavam vez deles para receber o batismo de penitência e conversão. Sim, isso deixou João confuso. Lucas não fala dos detalhes do encontro entre os dois, mas Mateus reitera que, no início, João se recusou a batizar Jesus porque se considerava somente uma voz, indigno até de se abaixar para desamarrar os cadarços dos seus sapatos. Mas ele aceitará por insistência de Jesus. Se Jesus não precisava de conversão, então por que ele foi com os pecadores para ser batizado?

    Para Jesus esta foi uma oportunidade de mostrar solidariedade com os pecadores, cumprindo a profecia de Isaías que diz: “Ele é o humilde e manso servo do Senhor, que não despreza nenhum gesto de bem e trabalha pela salvação de todos”. Assim, desde o batismo, vemos como Jesus manifesta o seu ser misericordioso com o seu gesto de se misturar com os pecadores e se envolver na vida quotidiana deles. Com o seu gesto, Jesus reconhece também a obra de João, confirmando que a mesma provém de Deus e que, de fato, Deus procura um povo bem disposto que retorne a Ele de todo o coração.

    O texto diz que depois de receber o batismo, Jesus se coloca em oração e naquele momento o céu se abre e o Espírito desce sobre ele. Mesmo sendo cheio do Espírito Santo, Jesus reza invocando esse dom. Ele quis nos dar exemplo em tudo. Mais tarde, Ele também motivará os seus discipulos a fazerem o mesmo, ou seja, a pedir o Espírito em oração. Nesse mesmo momento fez-se ouvir a voz do Pai: «Tu és meu filho, o amado: em ti me comprazo». O Pai se agrada com o Filho porque ele faz a sua vontade, que é salvar os pecadores, devolvendo-nos a dignidade de filhos. A presença da Trindade mostra a importância deste acontecimento na vida de cada pessoa chamada a renascer, envolvendo-se na missão do Filho e na própria comunhão das Pessoas divinas.

    Depois dessa experiência, Jesus se sente motivado pelo Espírito Santo a começar sua obra de salvação, oferecendo a graça de um novo nascimento a todos aqueles/las que são chamados/as a serem filhos/as amados/as no Filho. O batismo que Jesus sugere é a capacidade de participar de sua própria vida. O sinal distintivo que é impresso em nós, ou seja, a nova identidade de filhos de Deus, não pode ser apagado. Isso fica para sempre! Recebemos acesso à vida do Eterno. Esta nova vida não é mérito nosso, mas gratuidade, dom do próprio Cristo e cumprimento da sua missão.

    É muito interessante o fato que o Tempo do Natal começa falando do nascimento de Cristo e termina falando da necessidade de renascer em Cristo. De facto, é precisamente isso que experimentamos com o gesto exterior do batismo: morremos verdadeiramente para o pecado e experimentamos a ressurreição para uma nova vida em Cristo. Isso nos leva a nos opormos a tudo que vai contra essa identidade, contra a dignidade dessa vida. Somos feitos cristãos para fazer a diferença em um mundo que se distancia cada vez mais da proposta de vida pregada por João e encarnada por Jesus. Ele é a verdadeira luz que ilumina todos e todas. “Quem o segue não andará nas trevas, mas tem a luz da vida”. Fomos iluminados para iluminar. Portanto, a partir do Filho, vivendo como filhos/as amados/as, somos chamados/as a tornar cada vez mais conhecido o projeto de amor do Pai para todos os seus filhos e filhas.


Fr Ndega

Nenhum comentário: