domingo, 3 de dezembro de 2023

AS CONSTANTES VINDAS DO SENHOR

 

Reflexão a partir de Is 63: 16-17; 64: 1, 4-8; 1Cor 1, 3-9; Mc 13: 33-37




 

    O discurso escatológico que Jesus nos apresenta nos introduz em um novo ano litúrgico, que tem o Advento como porta de entrada. Este período é assim chamado porque nos faz sentir uma alegre expectativa pela vinda de alguém muito especial em nossa vida e  para a vida do mundo, a saber, Jesus Cristo. Ao mesmo tempo que nos lembra a sua primeira vinda, com a encarnação, o advento nos alerta também sobre o que deve ser feito para acolhê-lo em todos os momentos. A súplica que nos acompanhará é a maranatha: Vem Senhor Jesus!

    Na primeira leitura, o profeta Isaías dirige uma intensa oração a Deus, reconhecendo-o como o Pai. Por um lado, o profeta lembra com gratidão a fidelidade de Deus que faz coisas maravilhosas para salvar seu povo; por outro lado, ele reconhece a falta de correspondência por parte do povo, sentindo-se também ele culpado por ser membro desse povo. Esta oração nos motiva a confiar em Deus que é Pai, plasmou cada pessoa e está disposto a dar sempre uma nova oportunidade a quem quiser voltar para Ele. Que possamos aproveitar esta oportunidade que nos está sendo dada.

    Na segunda leitura, Paulo agradece a Deus pela ação de sua graça na Comunidade do Coríntios, a qual deu bons frutos como resposta a esta ação. Esta comunidade esperou a vinda do Senhor não de qualquer jeito, mas com uma fé operosa como expressão de seu compromisso diante dos dons que receberam. A esperança de São Paulo é que esta comunidade continue firme na mensagem recebida sobre Jesus e cresça na fé nele que é confiável.

    No evangelho, Jesus nos pede para estarmos prontos para sua vinda e nos convida a vigiar para que ele, o "dono da casa", pode vir a qualquer momento, sem aviso prévio. O tempo que nos é dado não é apenas kronos (quantidade de tempo), é também e principalmente Kairós (qualidade de tempo), isto é, tempo oportuno, oportunidade de conversão e, portanto, de salvação! Somos convidados a "retomar a relação da amizade com o tempo e descobri-lo habitado por uma presença" que quer ser reconhecida e acolhida. O Senhor vem para trazer alegria. Então, "tenhamos cuidado para não perdermos a chance de ser feliz!"

     "Prestai atenção, vigiai..." com essa exortação Jesus manifesta todo o seu amor pelos seus discípulos e o desejo de recompensá-los pela fidelidade deles. Como eles, nós também somos servos, administradores dos dons de Deus. Temos tarefas e responsabilidades confiadas pelo Senhor para o cuidado de sua casa, ou seja, o mundo, as irmãs e os irmãos de caminhada, etc. O Senhor que vem quer que estejamos vigilantes em ouvir e praticar seus ensinamentos. Essas atitudes traduzem a verdadeira vigilância do servo bom e fiel que espera o retorno de seu senhor.

    Jesus nos pede para estarmos prontos para quê? "Para o esplendor do encontro. E não com um Deus ameaçador, que é a projeção de nossos medos e mentalidade", mas com o Deus bom que vem para fazer festa conosco e nos dar a recompensa por nossa fidelidade na vivencia do amor com a qual devemos nos relacionar e cuidar uns dos outros. Este é o verdadeiro rosto de Deus revelado por Jesus. Portanto, "a mensagem não é de medo, mas de alegria porque o Senhor vem definitivamente para ser a luz de nossas vidas" afastando a noite de infidelidade e hipocrisia que nega nossa identidade como servos bons e fiéis e também nega esse verdadeiro rosto de Deus. 

    O risco que corremos é aquele de ser encontrados dormindo sem perceber que estamos sendo visitados. São João Paulo II disse que "um dos grandes males do nosso tempo é o eclipse da consciência" – que não consegue distinguir o bem do mal e doce do amargo. Nesse sentido, a oração é importante não como uma repetição de fórmulas, mas como um diálogo constante com o Senhor para manter essa consciência viva. Sobre esse diálogo, diz Santa Teresa de Ávila que se trata de "um diálogo de tu a tu com aquele por quem sabemos que somos amados".

    O Senhor quer entrar em nossas vidas. O Advento nos traz precisamente esta mensagem: Vamos abrir nossos corações para a esperança porque ele quer trazer alegria. Se o Senhor entrar em tua vida ele vai te pedir para mudar alguma coisa, mas isso não deve ser um problema para ti porque aquele que te pede para mudar tem coisas melhores para ti: ele te traz a alegria. Por isso, coragem, confiança! Nossa vida realidade está "grávida" de Deus! Que possamos estar prontos para reconhecê-lo e recebê-lo o tempo todo, em todas as situações e em cada pessoa que se aproxima de nós.


Fr Ndega

Nenhum comentário: