Como alguns de vocês já estão sabendo, há dois meses eu lancei meu primeiro cd solo e gostaria de comentar algo sobre o significado deste acontecimento, que marca a minha vida e a vida de tanta gente. Chegará um tempo em que algumas canções cairão no esquecimento, mas valeu a pena ter vivido este momento realmente ‘mágico’. Enquanto pobre servo, acredito que não teria uma época melhor para o surgimento e lançamento deste cd, do que durante os festejos do ano jubilar de cinquenta anos de presença e missão da nossa Família Calabriana no Brasil. Por isso, antes de tudo, quero bendizer ao Bom Deus - que é Pai, Mãe, Tudo - por ter sido fonte de inspiração para a realização deste projeto, que contempla muitos aspectos da nossa espiritualidade. De fato, o fio condutor de todas estas canções é o que nos caracteriza, enquanto Família Calabriana, chamada, assim como o próprio Calábria, a fazer e comunicar uma experiência diferente de Deus.
Este cd, entre outros aspectos, aborda a temática vocacional, enfatizando a iniciativa divina em nos chamar por nos amar sem medida. Esta é a experiência fundante e fundamental da nossa existência e, portanto, não encontramos outra razão de ser e de viver a não ser amar e servir. Para tanto, contamos com os constantes auxílios da graça de Deus e, por isso dizemos que é SOB A AÇÃO DA PROVIDÊNCIA QUE A NOSSA VOCAÇÃO SE REALIZA.
O alvo principal deste cd é a juventude – que, segundo São João Calábria, carrega escrito na fronte: sou de quem me conquistar. Queremos desafiá-la a deixar-se conquistar por aquilo que realmente vale a pena. A nossa proposta é a pessoa e projeto de Jesus Cristo sem restrições. Este Jesus, com todas as suas exigências, continua exercendo um fascínio muito grande na vida do jovem, por causa de seu engajamento profético. Reconhecemos também - e a vida tem nos ensinado – que devemos não só trabalhar para os jovens, mas com os jovens, levando em conta que eles, melhor do que ninguém, sabem o que é melhor para as suas vidas. De fato, suas decisões tem sido significativas em vista de uma outra sociedade possível. É o que nos faz pensar o professor Marcos Sandrini, ao dizer que os jovens nascem porque a sociedade precisa de mudança; se tudo estivesse arrumadinho e organizadinho, não haveria necessidade de jovens. Cantamos a vida desta juventude que sonha, que luta, que faz, que quer dizer sim, mas às vezes diz não...
Este cd convida a agir, fazendo da vida entrega e serviço em favor dos irmãos e irmãs. O nosso agir não é um agir qualquer. Devemos nos sentir carregados nas mãos maternais de Deus que é amor e presença. Agir sob a ação da Providência é reconhecer que o Deus da História tomou partido dos pobres e oprimidos e, em meio aos faraós atuais, continua contando com novas e novos Moisés, que empenhem o melhor de suas vidas em defesa da vida. É reconhecer que, na resposta de Maria, Mãe da Divina Providência, a nossa resposta foi contemplada e, por isso, partilhamos da sua grande alegria. Convido a todos a, simplesmente, cantarem comigo o chamado que nos faz o Deus da vida por nos amar sem medida.
Modjumbá axé!
Pe. Degaaxé